Notícias

Reajustes salariais mostram sinais de reação este mês

Reajustes salariais mostram sinais de reação este mês

25/05/2016

Os reajustes salariais apresentam os primeiros sinais de reação, embora ainda seja cedo para dizer que os efeitos da recessão e da inflação elevada sobre as negociações feitas no mercado de trabalho ficaram para trás. Dados preliminares antecipados ao Valor pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) indicam que a mediana dos 131 reajustes salariais já registrados pela instituição em maio está acima da inflação.

Neste mês, período que registra a maior quantidade de negociações salariais no ano, a mediana dos ajustes aponta alta de 10% tanto para acordos (fechados entre uma empresa específica e seus funcionários), quanto para convenções coletivas de trabalho (que englobam número muito maior de trabalhadores), acima, portanto, da alta de 9,8% estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período.

O boletim Salariômetro mostra ainda que, em abril, a mediana dos acordos e convenções coletivas homologados conseguiu repor ao menos a inflação do período, repetindo o mês de março, mas superando janeiro e fevereiro, quando a mediana das negociações ficou abaixo da inflação. No mês passado, um pouco mais da metade das negociações salariais ainda registrou perda real (51%), mas o percentual ficou abaixo do pico alcançado em janeiro, quando 67,5% dos ajustes perderam do INPC.

Comentários

+ enviar comentário
Imagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregada