Notícias

Ações contra intervenção do MP nas entidades sindicais são definidas em reunião estadual

Ações contra intervenção do MP nas entidades sindicais são definidas em reunião estadual

18/12/2014

Sindicalistas de todo o Estado, filiados à Força Sindical-RS, participaram da reunião estadual na última terça-feira (16) em Porto Alegre. O encontro, que teve coordenação do presidente estadual, Clàudio Janta, serviu para avaliação, análise das atividades realizadas em 2014 e planejamento das ações em 2015. 

Participaram os sindicalistas representantes das seguintes categorias de trabalhadores: estivadores, aposentados, municipários, rodoviários, comerciários, químicos, metalúrgicos, eletricistas, do setor da saúde, além de grande parte da diretoria da Central. 

Cada dirigente expôs as atividades realizadas em suas entidades durante 2014, os avanços para os trabalhadores, bem como os desafios enfrentados durante as eleições sindicais. 

Segundo Janta, as entidades vêm sofrendo grande ingerência e perseguição por parte do Ministério Público, na questão do custeio e das eleições sindicais. Como exemplo, ele citou as últimas eleições ocorridas do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre e no Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí. 

O presidente estadual reforçou que a Força Sindical-RS se uniu com a central de Santa Catarina e Paraná para realizar o encontro da Força Sul, onde apresentaram para a Força nacional uma proposta de denúncia no OIT contra as intervenções do MP. 

Janta ainda afirmou que 2015 será um ano muito difícil, porque a inflação está aumentando e a tendência é de que a agenda trabalhista encontre mais resistência no Congresso Nacional. 

Contribuição do público

O presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, destacou os avanços na questão do piso regional, alcançando o índice de 16%. “Fizemos uma conversas na busca do comprometimento dos parlamentares contra as tentativas dos empresários na busca de derrubar o percentual”, afirmou. 

Mazui ainda destacou a necessidade de que as Centrais façam marchas para pressionar o governo federal e garantir os direitos dos trabalhadores. 

O secretário estadual da Saúde, Renato Correa, anunciou uma boa notícia, que é o anúncio da criação definitiva do curso de Medicina na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Em 2015 já haverá vestibular para a primeira turma do curso. Correa ainda reforçou a importância das Conferências Municipais da Saúde, para que os sindicalistas participem dos conselhos em suas respectivas cidades. 

No encerramento, Janta reforçou que os sindicalistas terão que manter muita unidade e marcou a próxima reunião estadual, para o dia 12 de março de 2015. 

 

Comentários

+ enviar comentário
Imagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregada