Sintercamp promove encontro com trabalhadoras em refeição escolar

29/09/2014
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato

Na manhã deste sábado, 27 de setembro, o SINTERCAMP promoveu um grande encontro com as trabalhadoras em refeições escolares de Campinas e região. A reunião foi realizada na Casa de Portugal e teve como pauta a apresentação das principais conquistas garantidas no último Acordo Coletivo da categoria.

O Presidente do Sindicato, Paulo Ritz, fez uma explanação sobre os direitos garantidos nas últimas negociações, citando o fim do recesso escolar e a assistência médica, mantidos desde 2012, a inclusão do dependente, mantido na Convenção Coletiva desde 2013, a garantia de aproximadamente 90 dias entre férias, pontes e feriados, o direito do cozinheiro escolar realizar suas refeições no local do trabalho, entre outros pontos.

Os destaques na Convenção Coletiva deste ano foram os ganhos reais da categoria, considerados acima da inflação. O piso dos cozinheiros escolares teve um aumento de 10,85%, passando para R$ 945,00, o que corresponde a um aumento real de 4,50%. As negociações também avançaram com relação ao complemento de salário, que passou para R$ 132,00 e a cesta básica, que aumentou para R$ 115,00. Os dois benefícios somados ao piso rendem ao cozinheiro escolar uma remuneração total de R$ 1.192,00.

"Ao compararmos com a remuneração de outras categorias, o salário negociado para os cozinheiros escolares foi uma grande conquista. Temos avançado mais a cada ano e a expectativa é de que as condições dessa categoria só melhorem a cada novo acordo", observou Ritz, completando: "Os próximos passos do SINTERCAMP serão para manter o aumento real, pela manutenção dos benefícios, a regulamentação da categoria e melhores e mais modernas condições de trabalho", acrescentou.