Tire suas dúvidas sobre o PIS/PASEP 2014

25/07/2014

O benefício do Pis e Pasep de 2014 começou a ser pago neste mês conforme datas estipuladas pelo governo federal. O Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que deverá beneficiar até 23 milhões de trabalhadores, e muitas pessoas estão com duvidas sobre o beneficio, por conta disto resolvemos tentar esclarecer as dúvidas mais frequentes das pessoas.

Principais duvidas sobre o PIS PASEP 2014

Empregados domésticos tem direito ao PIS ?

Não, porque o empregado doméstico, mesmo com carteira assinada, está vinculado a uma pessoa física (a pessoa que o contrata). Somente quem trabalha para pessoa jurídica, como uma empresa, tem direito ao PIS se atender a outras exigências, como receber até dois salários mínimos mensais em média.

Como sei se tenho direito ao PIS ?

Basta se dirigir a qualquer Agência da Caixa Econômica Federal, com sue RG e o número do PIS. Caso tenha o Cartão Cidadão, poderá verificar em Casas Lotéricas, nos terminais de auto-atendimento da Caixa e também nos correspondentes Caixa Aqui.

Contribuo como autônomo, vou receber o PIS ?

Não. O PIS não está vinculado à contribuição para a Previdência, o PIS é uma cota complementar a ela efetuada por empresas ou, no caso do Pasep, pelo serviço público.

Militares tem direito ao beneficio ?

Sim, mas ao PASEP Nesse caso, basta atender aos demais critérios, como receber até dois salários mínimos mensais, em média, estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano da apuração.

Quem começou a trabalhar em julho de 2009, por exemplo, já tem direito ao PIS?

Sim. Segundo a assessoria de imprensa da Caixa Econômica, o que vale é ter sido cadastrado no PIS/Pasep até o final de 2009.

A Caixa tem algum telefone para tirar duvidas ?

Sim, a Caixa Econônica Federal lançou um serviço de atendimento telefônico específico para usuários de benefícios sociais, que é 0800-726-0207 .

Trabalhador rural não tem direito?

Depende. Se ele for vinculado a uma pessoa física, não tem direito. Pode receber o PIS somente se for vinculado a uma pessoa jurídica, como uma empresa agrícola, por exemplo, e atender aos demais critérios.

O que precisa para sacar o dinheiro?

Apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho ou o cartão do PIS/Pasep,o pagemento pode ser retirado na Caixa Econômica, Loterias e Caixa Aqui.