Intenção de compra de paulistanos recua, diz pesquisa

08/04/2014
Fonte: fsindical.org.br

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) constatou em março uma redução do interesse dos paulistanos por compras tanto em relação a fevereiro deste ano quanto na comparação com março do ano passado.

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo caiu 2% em março, revertendo uma leve alta, de 0,5%, que foi verificada entre janeiro e fevereiro deste ano. Na comparação com março do ano passado, a retração observada na intenção de compras foi ainda maior, de 5,2%.

De acordo com a FecomercioSP, o menor interesse dos consumidores paulistanos pelas compras teve relação com o término do período de promoções de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis do começo do ano. Além disso, pesou a manutenção da taxa de inflação em níveis elevados, que teria comprometido, segundo a federação, o orçamento das famílias para novas compras e contratação de serviços.

Entre as quedas importantes, houve redução de 9,7% na intenção de compras de duráveis em março ante a fevereiro deste ano e recuo de 6,2% na renda dos entrevistados em março ante fevereiro.

Em pontos, o ICF fechou março em 122,9 pontos. Em fevereiro, estava em 125,4 pontos e em março do ano passado batia 129,6 pontos. O ICF é composto por sete itens: emprego atual; perspectiva profissional; renda atual; acesso ao crédito; nível de consumo atual; perspectiva de consumo; e momento para duráveis. A FecomercioSP explica que o índice vai de zero a 200 pontos. Abaixo de 100 pontos, o indicador mostra os paulistanos mais insatisfeitos com as condições econômicas de sua família e com menor propensão a consumir. Acima de 100 pontos, o cenário é considerado satisfatório.

O ICF é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde agosto de 2009, com dados de 2,2 mil consumidores de São Paulo.